segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sobre engenheiros e "Burros"

Sobre engenheiros e Burros
Certa vez dois rapazes recentemente formados em engenharia, foram contratados para construir um ramal e lá estavam medindo , anotando as observações numa prancheta. Após duas horas um matuto que a tudo observava interpelou: - ê moço que qui ocês tanto mede e anota ai? E os rapazes: - É que somos engenheiros e estamos procurando o melhor lugar pra fazer uma estrada de barro...e istrada é camim? Tecnicamente sim e o matuto ora num é assim qui nois fais isso aqui não sinhô e como é? perguntaram os engenheiros respondeu o matuto: nois sorta um BURRO e por onde o BURRO vai é o mio lugar .Olhando um para o outro os engenheiros perguntaram: e quando não tem Burro como é que vocês fazem? E o matuto: ai nois chama oceis o engenheiros né?
O gracejo acima é obra de ficção mas poderia servir pelo menos como reflexão para os responsáveis pela recuperação dos ramais de Senador Guiomard; a obra de engenharia desconsiderou a caudalosidade dos mananciais locais. Além do aterro insuficiente, da saída da água é inadequada, em alguns lugares onde havia um bueiro de 2mt. De diâmetros, eles o substituíram por manilhas de 1m³, reduziram a vazão em 50% como resultado de tudo isso o que temos está manifestado em bueiros arrebentados, valas imensas, água corrente no meio do ramal e verdadeiros atoleiros.
Um outro ponto a ser considerado é o revestimento primário, em média 4cm. a falta de compactação associada a chuvas, já retirou a pouca “piçarra” cascalho do ramal ( em alguns lugares), para piorar iniciaram a construção de algumas pontes e não concluíram. Agora um ponto grave apesar da fartura de madeira resistente à água, os pilares das pontes foram feitos de cumaru cetim madeira frágil e pouco resistente à água .
A maior dificuldade, no tocante a educação é o acesso à escola, o ramal é ruim nem professores nem alunos conseguem chegar à escola, o que compromete o ano letivo. Existe um veiculo para fazer o transporte de escolares, mas sem ramal, esse serviço fica comprometido e a qualidade do ensino também. Um esforço conjunto e um pouco de seriedade dos órgãos gestores e fiscalizadores poderia amenizar a situação ou até resolvê-la; enquanto as empresas se beneficiam do dinheiro público, os órgãos responsáveis pela fiscalização fecham os olhos , o poder publico compra gato por lebre e o homem do campo continua isolado, eu disse isolado e não alienado ,estamos de olho e saberemos cobrar na hora certa.
Mario Marcelo Rodrigues da Costa

6 comentários:

  1. Mario,cloquei link no meu blog do deu com o outro nome,mario na mata,até tinha postado um comentario no teu.vou corrigir.
    abraços.

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  2. Grande Mário:

    Inté que enfim apareceu um cabra bão para escrever sobre a situação dos homi do campo. É isso mêmo Mário, é o que venho escrevendo a algum tempo em meu blog. Só quem lá vive sabe de suas necessidades, um exemplo é o ramal Gadelha: (como tanto outros) O dito ramal foi concluído a oito anos, de lá prá cá só remediaram, mas agora acabou - graças a Deus - não dá mais para remediar, tudo tem que ser refeito. Este anos no final das chuvaradas não teve mais acesso de veículos, como você bem sabe. Para nós é vergonhoso, pois defendemos uma idéia e depois ficamos vulneraveis ao que pregamos...... (Cê sabe).

    Vamos a luta, mete bronda, ocê daí e eu de cá. Não vamos deixar a "peteca cair".

    Forte Abraço.

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  3. Parabéns Mestre, pelo Blog; Ralmente, só há interesse dos nossos gestores em relação ao "hômi" do campo, qdo se aproxima a campanha política (na zona urbana do mesmo jeito), como vc bem disse estamos de "oio".Um forte abraço

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  4. esse e o meu velho Amigo Mario de guerra e lutas.parabens

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  5. Aos meus amigos ... obrigado pelos comentários
    vcs sabem o quanto sou verdadeiro... só recuo extratégicamente. Sobre os ramais é louvavel a capacidade que o Governo do Acre tem de carrear recursos, mais e lamentável que os orgãos fiscalizadores não tenham a competencia necessária para acompanhar as obras e, que os responsáveis pelos projetos de recuperação de ramais elaborem desconsiderando as peculiaridades locais , ainda não perceberam q vivemos nomeiodamata e que existem curssos de água a ser considerados... fazer ramais não é só por as máquinas em campo de serviço...

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  6. Olá mario Marcelo, parabens pelo blog, gostei muito das uas postagem. dar uma olhadinha no meu.
    Abraços,
    seu amigo, castro

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