segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Desbafo de meu amigo ALDO

Acorda” Quinari

O Quínari é uma cidade de pouco desenvolvimento em razão de péssimos políticos que aqui atuam. Quando se acessa um blog ou qualquer outra fonte de informação política, o que se encontra são apenas conversas, disse me disse e outras picuinhas. Política mesmo só no faz de conta. Precisamos de discussões mais significativas, mais amplas de interesse da coletividade para a coletividade. Discussões essas que tragam soluções para os nossos problemas.
Quem busca ser líder político tem que se preparar e não por conveniência, por interesse particular, ou até mesmo como meio de vida. Quando em campanha sobem em um palanque e falam um monte de abobrinha e depois que se elegem não assumem sua identidade parlamentar ou mesmo somem do contexto político.
O Quinari precisa de pessoas com personalidade política, com sabedoria sobre a arte de legislar. Por isso, é importante uma análise mais profunda da atual situação no nosso município. Ano que vem, é ano de eleição, é ano de escolher representantes do povo para legislar na assembléia, é ano de gastar e ganhar dinheiro, e você eleitor, está preparado para tudo isso? Ou para você tanto faz? Basta votar e tudo bem? Existe algum político local capaz de realmente representar Senador Guiomard na Assembléia Legislativa? Ou somente querem se dar bem na vida? É importante lembrar que tem uns que pegam carona da sorte e assume a cadeira; Outros que nunca tiveram cargos eletivos são alavancados como a única alternativa; também tem aqueles que não se elegem como vereadores e agora querem ser deputado. Só pode ser brincadeira! Precisamos de políticos experientes. Onde estão vocês? Apareçam. Não tenham medo do fracasso. Sejam pessoas com a cara do povo e desçam de seus pedestais. O povo quer gente assim, simples que se preocupem com eles e não trabalhem para uma minoria. É hora dos guiomarenses terem mais atenção na hora de escolher seus representantes para a casa do povo, pois essa briga de interesses pessoais não trará bons frutos para a nossa cidade, Portando, é importante um debate mais amplo, liderada por pessoas de respaldo político que realmente possam buscar um nome de representatividade política para nos representar e não de apenas um grupo. “Acorda” Quinari. O que será de nossos filhos, enquanto não assumirmos o papel de cidadãos conscientes e responsáveis pelo nosso próprio futuro?

Prof. Aldo

domingo, 18 de outubro de 2009


E mais um período de estiagem está chegando ao fim sem que
atitude alguma tenha sido tomada por parte do poder público
no que se refere a ponte sobre o rio Iquiry distante 12 Km
da zona urbana de Sem. Guiomard.
Em opinião anterior , ofendi o quadrúpede popularmente conhe
cido como burro , é que sem querer comparei o inocente animal
aos intelectuais (engenheiros ) responsáveis pela recuperação
do ramal Limeira apenas por pensar a recuperação do ramal sem
levar em conta as questões hídricas peculiares à região.
Bem , é incrível mais eles também não perceberam a necessidade
construção de pontes, agora o ramal dá acesso mas a ponte não.
A pouco tempo colocaram lá uma placa de interdição , que o tempo
se encarregou de dissolver. Talvez a ponte não resista as chuvas
que já se anunciam , talvez ano que vem, que é ano de eleição
o poder público resolva se manifestar. É fato que muita coisa mudou
no Acre com um governo de esquerda, mais também é fato que em ano
de eleição os políticos Acrianos , de esquerda , direita centro...
ficam mais atenciosos com as denuncias e, doidinhos parar mostrar
serviço...
quando a ponte cair de novo, porque ela vai cair, nós que pagamos
impostos e precisamos da ponte, vamos derribar castanheiras e
reconstruir a ponte , claro pois logo logo tem campanha eleitoral
e os pretensos representantes do povo vão precisar de uma ponte
para vir até aqui pedir o nosso voto.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009


A moda que deforma

A quem serve a tal reforma ortográfica¿ quem lucra com as ‘pequenas mudanças provocadas por ela¿ quem são os intelectuais , os gerentes os cérebros por traz de tal mudança¿
Não é de hoje que no afã de mudar por mudar, com a desculpa de inovar,no quesito educação, enfia-se os pés pelas mãos e coloca-se tudo na boca. Para piorar, alguns iluminados lêem uma ou duas apostilas e em nome da criatividade transformam o ensino critico da Língua portuguesa em um tal de estudo para o uso criativo da língua . Oras mais porque me refiro à língua portuguesa apenas¿ acaso tal lastima não se abateu também sobre os outros conteúdos curriculares¿ - Lembrei, é que com tanta reforma, com tanta coisa nova, sem que tenha ainda apreendido as coisas “velhas” , o meu cérebro deve estar em manutenção ou em reforma, mas , voltando à razão... para que nossos jovens se tornem bons leitores, para que apreendam ,(tem professor que se recusa a usar esta palavra e outra a ela associadas) precisam ser bons usuários da língua formal ,é preciso saber gramática sim.
Há tem outra reforma em andamento e o pior é que esse troço pega, tem professor de língua portuguesa com medo de usar a gramática da língua portuguesa . Isso é tão esquisito quanto um padre ou pastor cristão não querer usar a Bíblia. Já tem gente com discurso montado e tudo – “gramática se aprende no quotidiano , no contexto, no dia a dia” . Então, pergunto : para que precisamos de Professor , o aluno “individuo sem luz” se ilumina sozinho não é¿ .
Mais prudente, em minha modesta opinião, seria valorizar o PROFESSOR de Língua portuguesa , destacar seu papel e importância na ensinagem da norma culta da língua ou arcar com a vergonha de conviver com analfabetos funcionais , tendo a certeza de que se não os produzimos também nada fizemos para que esse desastre não ocorresse ( a não ser é claro reformas¿)
Afinal se “ninguém educa ninguém e, se as pessoas se educam com o mundo” (até Paulo Freire precisa ser lido com olhar critico”não reformista) para que Escola¿ Daqui a pouco , qualquer um pode ser professor já que não é preciso ensinar. O caos está instalado , já já tem reforma nova.

sábado, 10 de outubro de 2009

Sobre crianças ...







Imagine um mundo onde não existam bebês,
criancças e mulheres grávidas,um mundo onde não existam
escolas, creches, parques infantis,brinquedos,mamadeiras
enfim, tudo que pertence ao mundo infantil.

Imagine um mundo onde só existam adultos e
idosos . Isso seria de arrepiar , pois a alegria do mundo são
as crianças. O mundo sem elas seria triste ,desolador , sem
esperança sem futuro e sem brilho.
Parabens a todas as crianças do mundo, que este
12 de outubro seja de festa para os nossos pequenos e que
a data tambem seja para os pais e aqueles que pretem se-lo
um momento de reflexão sobre a importancia de uma infancia
saudavel , sem vicios, sem violencias mas sobretudo plena
de amor compreensão e afeto...

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Lula é o Bicho da Goiaba Verde

Para governar um Pais como o Brasil é necessário que se faça algumas conseções e alianças o LULA e o PT tiveram muito tempo para aprender como fazer isso. O aprendizado de Lula se deu dentro do próprio partido, é inegável a capacidade conciliadora do ex metalúrgico , primeiro dentro do sindicato, depois dentro do partido , a capacidade de se manter acima das disputas internas do PT e a capacidade de liderar um partido que aglutina diversas correntes , que briga internamente mas que em período de eleição marcha com propósito único, fez de LULA , o bicho da goiaba verde. Uma outra marca que lhe é peculiar , ( não importa se vc é admirador como eu sou ou se por ignorância ou desconhecimento da Historia tem “raiva” gratuita do LULA ou do PT) , ninguém pode negar que ele é o único individuo vivo que consegue a atenção de qualquer multidão . Durante os movimentos grevista , conseguia com que dezenas de milhares de metalúrgicos enfurecidos ficassem em silencio absoluto . Ninguem consegue explicar esse fascínio que LULA exerce sobre as multidões, (hoje ao defender o Brasil como sede das olimpíadas de 2016, foi aplaudido de pé pelos membros do comitê olímpico internacional “coisa rara de se ver”)
Um certo cronista político disse certa vez, creioque em 2002 que o LULA sabe como transformar o limão em limonada e, nesse ano de 2009, do alto de sua sapiência e humildade, LULA provou que sabe mais que isso. Pasmem em 2009 durante a crise internacional provocadas por ações equivocadas de presidentes Norte Americanos , se não fossem as decisões POLITICAS de LULA estaríamos pedindo dinheiro emprestado ao FMI, ao invez disso, LULA transformou um Tsunami em uma MAROLINHA; pagou a divida externa e como se fosse pouco ofereceu dinheiro emprestado aos EUA . Se não fosse um Homem imbuído de forte espírito Democrático, se candidataria ao 3º mandato com a moral de quem:
- Manteve a política de metas de inflação sob controle;
- Pagou a divida externa do Pais, elevando o BRASIL, da condição de devedor a CATEGORIA de credor;
- Aumentou o fluxo de negócios com o exterior mesmo em momentos de crise¿
- Colocou o BRASIL no cenário mundial como Líder na produção de combustível alternativo(Biodiesel)
- Construção de plataformas para a extração de petróleo em águas profundas – sem falar do Pré –sal que em breve tornará o BRASIL auto-suficiente e exportador de combustíveis;
- Investimentos na segurança do território com aquisição de caças para a força aérea e construção de submarinos para patrulha os nossos mares e por ai vai.


Bem sou fã do LULINHA PAZ AMOR , mais nem eu esperava tanto. Quem esperava um governo radical quebrou o bico, pois o que se viu e o que se vê são mudanças graduais onde o que prevalece é a cautela e o GENIO POLITICO de um guerreiro forjado no calor da batalha.
E viva o LULA e viva o POVO BRASILEIRO ...