quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O PODER DA LINGUAGEM

A ordenação e a complexidade da comunicação humana é tão surpreendente que somos capazes de intuir e desconfiarmos do discurso de outra pessoa posto que as vezes, gesticulando ou verbalizando dizemos uma coisa querendo dizer outra , mas, a despeito das discrepâncias e incongruências da linguagem o ser humano por ela se define, é como se a mesma fosse o sopro que que nos separa das outras espécies.
Quando falamos de linguagem estamos falando de comunicação e dos elementos nela envolvidos , comunicação e linguagem são indissociáveis , interdependentes, biunívocas até. Essa ferramenta é fascinantemente poderosa e seu poder está intimamente ligado a capacidade de persuasão do discursista . Necessário compreender que a linguagem não é apenas manifestação de articulação sonora , linguagem portanto , é comunicação e pode ser o resultado de verbalização ou gesticulação . Quando me refiro a linguagem, atrevo-me a dizer que a expressamos com todo o nosso ser , que a mesma é o resultado de codificações tanto conscientes quanto inconscientes e o uso que fazemos dela é a soma de nossas construções e reconstruções intelectuais, ou seja, faz melhor uso da linguagem , “comunica “ mais ou melhor , quem tem tanto mais experiência quanto assoalho teórico, e se esse arsenal teórico for consistentemente fundamentado o discursista é eficiente , convincente .
Linguagem é construção e não ocorre no vazio , é carregada de significados , evolui , sofre modificações e adaptações quem bem a exercita adapta seu conteúdo à plateia .Falar deste instrumento de poder não é tarefa fácil embora todos os seres a pratiquem em maior ou em menor intensidade, basta dizer que um grande artista chamado Charles Chaplin a exercitava em silencio.
Mario Marcelo

Pedagogia UFAC; Especialista em Currículo e avaliação UFAC; Especialista em Pericia , Consultoria e Gestão Ambiental UNINORTE.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

...policia para quem precisa de...

CASO DE POLICIA
Enquanto Polícia briga entre sí...
Senador Guiomard é mesmo um lugar sui generis , mas no que tange à segurança publica me atrevo a dizer que é uma merda. Sem ofensa à merda pois quando esta seca vira adubo. Em Senador Guiomar ,não se sabe qual o índice de fração que é podre, se uma banda ou mais.
Fato é que se algum Delegado quiser mesmo agir contra a bandidagem vai ter que começar fazendo uma varredura completa na Delegacia. Justifico : rumores indicam que agentes viciados dão o serviço aos boqueiros quando das batidas e coisas do gênero , a verdade é que não existe lugar seguro na cidade, aqui no campo cansamos de prestar queixa contra ladrões que invadem as residência e levam o que couber dentro do veículo . Mais de 90 queixas de invasão de propriedades e consequente roubo de mercadorias caríssimas (motos serra, roçadeiras , televisores e até gado foram prestadas , a policia civil de Senador Guiomard nos deve satisfação até hoje sobre isso.
Cansados de prestar queixa e não ver ação da força policial investigamos por conta própria e estão tipificados e identificados os bandidos , nada feito outra vez, surpreendemos um grupo de ladrões e desta vez não esperamos pela “policia?” perseguimos e disparamos contra os ladrões que abandonaram o veículo após furar os pneus do carro à bala, recuperamos os produtos roubados , infelizmente os vagabundos correm em ziguezague , isso dificulta a mira.
Atrás dos ladrões o Delegado não foi e nem mandou agente algum ir mesmo que só pra constar, mas o distinto na época queria saber quem foi que atirou nos pneus , uma semana depois o carro dos ladrões ,que deveria estar recolhido como prova foi visto rodando em Placido de Castro(da próxima vez vamos providenciar que sobrem apenas cinzas ) .A pergunta é : com a conivência de quem? Estavamos decididos a atirar nos lad~rões e joga-los no mato já que policia e nada é quase a mesma coisa , entretanto , um novo Delegado chegou na cidade e nos deu esperança , disse ele que era um POLICIAL de verdade e não compactuava com o crime, temi por ele e disse-lhe” logo o Sr vai ser transferido daqui, se quiser fazer alguma coisa vai ter que começar pela sua Delegacia” ele disse que polia era policia e bandido era bandido, bem ele não durou (Toledo) foi transferido .
Muita coisa precisa ser apurada na Delegacia de Senador Guiomard, quem foi vitima de roubo e não viu ação policial (é o meu caso) não espera muita coisa . O ministério publico precisa entrar no caso , antes que o caos se instale , aqui no campo vamos resolver do nosso jeito, se os ladrões matarem algum pai de família aqui, podem estar certos vão precisar de muitos sacos , pois sabemos quem são os ladrões e até onde moram alguns . Não queremos isso mas precisamos nos defender e como não podemos confiar na Policia...

terça-feira, 26 de julho de 2011

PRA INGLES VER

Ensinar um conteúdo cientifico não eh, nunca foi tarefa fácil pra quem tem o domínio das técnicas adequadas ao ensino deste conteúdo , agora imagine alguém que além de não ter o cabedal teórico acerca do conteúdo , também nada sabe da metodologia que deve ser aplicada quando da tentativa da ensinagem.
Recentemente , em revista de publicação de alcance Nacional (Nova Escola), uma matéria me chamou a atenção, o titulo da matéria, (Ir além do ensino para Inglês ver). Bem de universo de cem pessoas que estudaram inglês em Escolas publicas duvido que pelo menos dois (estou sendo otimista) saiba inglês .
Onde estaria o problema- uma vez que não existe aluno que não aprenda e sim professores incapazes de ensinar , algumas questões ficam no ar, seria a metodologia (ensinar uma língua a partir de um verbo se o aluno não consegue sequer balbuciar uma silaba em inglês) Outra ponderação, sho consegue ensinar algo quem alguma coisa sabe, se nada sei, nada ensino.
Ate o momento , a SEE não disse a que veio , se as famílias se unissem , estaríamos enroladinhos , temos feito um pacto de mediocridade silencioso , os professores de Inglês fingem q ensinam os alunos fingem q aprenderam, as famílias silenciam , assim, enquanto não existir uma politica seria sobre ensino estrangeiro, qualquer um eh professor de inglês em Escola Publica no Acre. E segue o discurso da qualidade de ensino...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Florestania.

FLORESTANIA
Termo que se popularizou com a chegada de Jorge Viana ao Governo do Acre, por isso mesmo costuma ser confundido com o sentimento de Acreanidade, posto que antes de Jorge viana tornar-se Govenador muitos Acreanos tinham vergonha de sua naturalidade...entretanto , tal vocábulo , traduz o modo de vida típico de toda uma região, a região Amazônica ou , como prefiram , o modo de vida dos povos da floresta.
Algumas pensadores contemporâneos , quando se referem ao assunto , tratam o termo Florestania como sendo - a cidadania da floresta- na contramão do significado etimológico grego da palavra (cidadania) mas, florestania vai além disso, tem a ver com o reconhecimento e ao respeito do estilo , do ritmo , ao modo de viver , com os costumes , com a cultura ,com a economia, com as tradições de um povo apaixonado pelo cheiro das matas , com um modo típico de falar , ser e viver. Um povo orgulhoso de sua História, de suas conquistas, que olha pra frente e diz sou Acriano sim com muito orgulho , sou BRASILEIRO.
Mario Marcelo.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Artigo 5

Artigo 5
(quero ao menos um veterinário)

Quando o caso eh de saúde publica , não raro e claro se vc tiver um padrinho forte , ate médio serve, vc pode ficar tranquilo que será ao menos atendido, seja nos postos de responsabilidade da Prefeitura ou no Hospital Geral , (de responsabilidade do Governo Estadual) entretanto se não tiver e for do tipo que ainda acredita nas instituições e o seu caso for grave, corra atrás de um rezador , benzedeira , um veterinário que seja, se dispuser de algum dinheiro, um conselho, vá logo a uma drogaria e converse com o balconista, assim, vc economiza tempo, não se desgasta e ainda eh bem atendido, se o seu caso for um machucado e, se houver suspeita de fratura , recorra logo ao velho e bom mentruz afinal , de que adianta dirigir-se ao hospital se o medico vai te encaminhar pra UPA em Rio Branco , já que aqui não tem um serviço de raios X, não eh garantido que na UPA tenha , (hoje , dia 24- 01-2011 não tinha, pelo menos essa foi o que me disse a moça que faz a triagem de atendimento .
O governo vem reformando com uma certa constância o Hospital Geral de S. Guiomard, mas tem esquecido de estruturar o prédio com médicos , técnicos e equipamentos, já que isso eh apenas um entreposto de encaminhamento pra UPA, Pronto Socorro e Fundacre, ao invés de gastar dinheiro com reforma e pintura, seria mais prudente construir uma garagem e municia-la com ambulâncias , chegando alguém precisando de atendimento, manda pra Rio Branco ,muita gente , quem lembra e conheceu sente falta do Ademar e do Alicio.