segunda-feira, 15 de junho de 2009

Reforma ortográfica via Quinari

A reforma ortográfica segundo especialistas, é uma forma de diminuir as distancias de significados entre nações que falam a gloriosa língua portuguesa.
Eu, particularmente, como leigo que sou,não vejo como acrescentar ou suprimir letras ou fonemas , possa estar modificando centenas de anos de peculiaridades culturais entretanto, como disse , sou leigo. Ocorre , que nesse contexto, o Quinari, incomum, único e inovador , também entrou na moda e, foi alem, é que aqui, não se acrescentou e suprimiu letras mas, modificou-se o significado de palavras e frases inteiras; por exemplo: TEMPORARIAMENTE , palavra que antes da reforma significava “ curto período de tempo ou algo passageiro” , agora passou a significar duradouro ou até que chegue o período chuvoso.
Explico- a cerca dois meses o poder público fixou placas nas cabeceiras da ponte sobre o rio Iquiry – estrada da Limeira e Petrolina , com o seguinte teor: PONTE INTERDITADA TEMPORARIAMENTE. Bem , interditada, antes da reforma significava inapropriada ao uso e, temporariamente ,como descrito acima. Acontece que sem alternativa, todos , inclusive veículos oficiais continuam usando a tal ponte. A mesma ,oferece riscos a transeuntes e condutores uma vez que a ultima vez que sofreu reforma “substituição das peças de castanheira”foi a dois anos (quem também a construiu foram os próprios moradores ) . TEMPORARIAMENTE, a dois anos, eu próprio informei às pessoa que poderiam tomar alguma atitude e resolver o problema. A o não, digo a explicação , foi a mais esdrúxula possível : “o DERRACRE só tem um bate estacas “ que está ocupado no momento.
Talvez quando a ponte ceder e machucar alguém, quero dizer INTEDITAR alguém, alguma ação por parte do poder público, venha TEMPORARIAMENTE ser levada a sério.

2 comentários:

  1. Boa Mário:

    Bela definição para a palavra "Inteditada". Só não entendi uma coisa desse pessoal: Já que é para usar assim mesmo, deveriam escrever "ponte perigosa".

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Então meu caro Simei talvez "ponte perigosa" tenha tambem um novo significado, tenho percebido que na maioria das vezes, o Poder público diz uma coisa com intenção de dizer outra.

    ResponderExcluir