segunda-feira, 12 de outubro de 2009


A moda que deforma

A quem serve a tal reforma ortográfica¿ quem lucra com as ‘pequenas mudanças provocadas por ela¿ quem são os intelectuais , os gerentes os cérebros por traz de tal mudança¿
Não é de hoje que no afã de mudar por mudar, com a desculpa de inovar,no quesito educação, enfia-se os pés pelas mãos e coloca-se tudo na boca. Para piorar, alguns iluminados lêem uma ou duas apostilas e em nome da criatividade transformam o ensino critico da Língua portuguesa em um tal de estudo para o uso criativo da língua . Oras mais porque me refiro à língua portuguesa apenas¿ acaso tal lastima não se abateu também sobre os outros conteúdos curriculares¿ - Lembrei, é que com tanta reforma, com tanta coisa nova, sem que tenha ainda apreendido as coisas “velhas” , o meu cérebro deve estar em manutenção ou em reforma, mas , voltando à razão... para que nossos jovens se tornem bons leitores, para que apreendam ,(tem professor que se recusa a usar esta palavra e outra a ela associadas) precisam ser bons usuários da língua formal ,é preciso saber gramática sim.
Há tem outra reforma em andamento e o pior é que esse troço pega, tem professor de língua portuguesa com medo de usar a gramática da língua portuguesa . Isso é tão esquisito quanto um padre ou pastor cristão não querer usar a Bíblia. Já tem gente com discurso montado e tudo – “gramática se aprende no quotidiano , no contexto, no dia a dia” . Então, pergunto : para que precisamos de Professor , o aluno “individuo sem luz” se ilumina sozinho não é¿ .
Mais prudente, em minha modesta opinião, seria valorizar o PROFESSOR de Língua portuguesa , destacar seu papel e importância na ensinagem da norma culta da língua ou arcar com a vergonha de conviver com analfabetos funcionais , tendo a certeza de que se não os produzimos também nada fizemos para que esse desastre não ocorresse ( a não ser é claro reformas¿)
Afinal se “ninguém educa ninguém e, se as pessoas se educam com o mundo” (até Paulo Freire precisa ser lido com olhar critico”não reformista) para que Escola¿ Daqui a pouco , qualquer um pode ser professor já que não é preciso ensinar. O caos está instalado , já já tem reforma nova.

Um comentário:

  1. Más tu era feio hein Mario Marcelo!!!

    Só o que te salva é o fato de ser Gremista,parabéns cara!!!

    ResponderExcluir