quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

GARATUJA CURRÍCULAR
(ALGUMAS CONSIDERAÇÕES)

Com base nas experiências vividas na educação, no que se refere ao currículo e aos objetivos a serem atingidos, primeiro vem a preocupação de pesquisar as necessidades da comunidade escolar(diagnóstico), fazendo UMA análise, por mais simples que seja, das necessidades educacionais, do que é mais preocupante na educação e, ou formação de comunidade circundante. Assim, qualquer que seja a instituição escolar, o foco de seu trabalho deve ser sempre a promoção de ser humano tanto no que diz respeito a conhecimentos cientifico quanto na formação de hábitos, atitudes e valores. Em outras palavras a função da escola deve ser sempre a de preparar seus egressos para os embates sociais, municiando-os com os conteúdos científicos socialmente válidos.
Para atingir tais objetivos, se faz necessário um planejamento estratégico e, sobretudo professores comprometidos, responsáveis e tecnicamente competentes tanto no ponto de vista da prática, teoria e ação, pois uma meta audaciosa como essa, precisa de acompanhamento ou monitoria de um corpo gestor/coordenador que esteja constantemente avaliado o planejado/executado propondo revisões de ações que eventualmente não foram produtivas. Aparece assim, um componente importantíssimo quando se trata de um currículo voltado para a qualidade .Refiro-me a avaliação, se faz necessário um acompanhamento desimpedido de paixão mas com um componente ético forte que se preocupe verdadeiramente com a qualidade desde o inicio da atividade proposta até o termino da ação planejada. Atrevo-me a aconselhar quem busca excelência pedagógica a se desvencilhar de “profissionais” melindrosos ; a manter distante os preguiçosos os que detestam planejar e, se possível não trabalhar com quem acredita que o trabalho do Professor se resume ao livro didático e ao conteúdo de disciplina que ministra.

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